Combate a Poliomielite

A erradicação da pólio está ao nosso alcance, você pode ajudar o Rotary a completar este trabalho. Basta contribuir ao Programa Pólio Plus ou conscientizar as pessoas sobre a doença.

Desafios à erradicação da pólio

Especialistas da área de saúde concordam que podem vencer os desafios à erradicação da pólio, entre eles:

  • Estancar a propagação do vírus que causa a doença nos três países endêmicos (Nigéria, Paquistão e Afeganistão) para que não seja exportado a áreas já consideradas livres da pólio.
  • Estagnar a propagação intensa do vírus no norte da Nigéria e no Paquistão.
  • Parar imediatamente os surtos do vírus em países livres da pólio.
  • Abordar a baixa periodicidade de imunização e falhas nas atividades de vigilância em áreas já livres da pólio.
  • Manter o compromisso político e financeiro para implementação de estratégias de erradicação.


Quatro estratégias básicas

As quatro principais estratégias para estancar a transmissão do vírus da pólio são:

1- Imunização de rotina

Prover quatro doses de vacina oral antipólio a todas as crianças em seu primeiro ano de vida. Imunização de rotina é essencial, pois representa a principal fonte de proteção em países livres do vírus, mas que ainda estão sob a ameaça de importá-lo de países vizinhos.

2- Dias Nacionais de Imunização

Durante décadas, o Programa Pólio Plus do Rotary têm ajudado a conduzir DNIs. Rotarianos tomam parte de atividades antes, durante e depois da vacinação, por meio da provisão de milhões de doses da vacina, divulgação das campanhas em cada comunidade, distribuição das vacinas a centros de saúde, atuação como monitores, ajuda para conseguir imunizar todas as crianças e participação em esforços de vigilância.

3- Vigilância

A ajuda de rotarianos a agentes da saúde com o objetivo de encontrar, registrar e investigar prontamente (de preferência dentro de 48 horas após a contaminação) casos de paralisia flácida aguda é extremamente importante.
O Pólio Plus ajuda a comprar contêineres para manter as amostras biológicas e transportá-las adequadamente aos laboratórios, além de muitas vezes prover a estes os equipamentos de análise.

4- Operações de reforço

O Rotary dá apoio a operações de reforço de maneira similar à condução de DNIs, mas neste caso, vai de casa em casa.
Contribuições generosas do Pólio Plus ajudam a financiar estas atividades e a chegar mais perto da erradicação da pólio. Faça uma doação hoje mesmo.


Fonte: www.rotary.org