Estrutura do Rotary International

Clubes
Os rotarianos são sócios de mais de 32.000 Rotary Clubs que formam a associação Rotary International (RI). Cada clube elege seus próprios dirigentes e desfruta considerável autonomia dentro da estrutura rotária.

Distritos
Os clubes estão agrupados em aproximadamente 530 distritos liderados por governadores, e cada distrito abrange cerca de 50 clubes. O objetivo de toda a administração distrital é apoiar os clubes.

Conselho diretor do RI
O conselho diretor do RI é composto por 19 membros e se reúne trimestralmente para definir normas. Tradicionalmente, o presidente do RI, eleito anualmente, escolhe um lema e uma ênfase para o ano.

Secretaria
O RI é sediado em Evanston, Illinois, EUA, e tem sete escritórios internacionais na Argentina, Austrália, Brasil, Índia, Japão, Coréia e Suíça. Há também o escritório do Rotary International na Grã-Bretanha e Irlanda (RIBI), localizado na Inglaterra, que serve aos clubes e distritos daquela região.

A secretaria e seus 650 funcionários são administrados pelo secretário geral.

Adaptado do guia Noções Básicas do Rotary (PDF).

Conselho de Legislação
O Conselho de Legislação, como é chamado o "parlamento" do Rotary, se reúne a cada três anos para deliberar sobre todas as emendas e resoluções apresentadas por clubes, conferências distritais, conselho diretor do RI e conferência do Rotary para a Grã-Bretanha e Irlanda, ou pelo próprio conselho de legislação. Leia mais sobre o Conselho de Legislação.

Curadores da Fundação Rotária
Os 15 curadores da Fundação Rotária são indicados pelo presidente do RI, com o aval do conselho diretor, para administrar todos os interesses da Fundação. O presidente do conselho de curadores serve mandato de um ano e os curadores servem mandato de quatro anos.